PSICOLOGIA E CULTURA

13 DE SETEMBRO DE 2010

 

PETER PAN E WENDY

NA ÉPOCA ATUAL

Este encontro, que faz parte da série “Psicologia e Cultura”, organizada pela SPRGS e realizada no Auditório da Livraria Cultura do Bourbon Country, deixou-me absolutamente encantada.

Celso Gutfreind, que recentemente lançou seu livro “Narrar, ser pai, ser mãe” (Editora Difel), despertou atenção e curiosidade, ao trazer recortes da obra “Peter Pan e Wendy na Terra do Nunca”, escrita por Barrie, em Londres, e publicada no ano de 1937. Celso, revelando grande perspicácia e senso de humor, mostrou como esta obra permanece atual, tomando-a como uma espécie de profecia e demonstrando como ela trabalha com entendimentos fundamentais da psicanálise.

Patrícia Michelin, por sua vez, conduziu Peter Pan e Wendy ao mundo empresarial, tão cheio de imposições e de desafios, numa sociedade em que a infância, muito precocemente, vai sendo impulsionada a “preparar-se” para competir no mercado, tornando-se “pessoa de sucesso”, ainda que a custas de alguns valores fundamentais. Os palestrantes complementaram-se em suas falas e estimularam o público a um proveitoso debate.

Lastimei a ausência de minha colega e amiga Astrid Ribeiro, que seria uma das palestrantes, mas não pode comparecer por razões totalmente alheias à sua vontade. Com certeza, teremos outras oportunidades de incluí-la entre nossos convidados especiais.

Embora o auditório estivesse praticamente lotado, lastimei profundamente a ausência de alguns colegas, amigos e familiares que eu tenho a certeza de que teriam apreciado o evento, tanto quanto eu!

Iara, em Porto Alegre, 15 de setembro de 2010