Discrição e Privacidade

Discrição e Privacidade

Iara L. Camaratta Anton

 

 

 

Discrição, que palavra linda!

Ela está a serviço da intimidade, da ternura, do respeito mútuo e da cumplicidade.

Ela protege, com elegância, algo precioso, ligado ao prazer ou a dor. Tanto faz… É uma atitude que se traduz em cuidado, em delicadeza, zelo, e confiabilidade.

Não é preciso pedir discrição aos verdadeiros amigos.

Não é preciso pedir discrição quando existe amor e desejo.

Não é requintado e nem seguro ostentar o que se tem de mais precioso.

Discrição tem tudo a ver com “privacidade” – uma das riquezas que têm sido pulverizadas em tempos de relacionamentos superficiais e fugazes, nos quais o que parece contar é o que se exibe sob a luz dos refletores…

Mas o tema “privacidade” implica em uma série de conflitos, alguns deles ligados à possessividade, a ciúme desmedido, a sentimentos de posse, a jogos de poder. Entre muitas pessoas, limites são tênues e facilmente desrespeitados. Esse tema, em terapia, é recorrente. Seu entendimento e abordagem são complexos, pois cada pessoa e cada vínculo são únicos e, como tal, merecem ser acolhidos.

Venha discutir sobre este assunto, no curso intensivo “A privacidade e o segredo: reflexões de ordem clínica”, cujas inscrições estão abertas, encontrando excelente receptividade. A primeira faixa de valores especiais encerra no dia 05/12/17.  As reservas de hospedagem no Hotel Quality Porto Alegre, sede do evento, também estão sendo feitas, com descontos para os participantes do evento, a realizar-se nos dias 16 e 17/03/18. Maiores informações no site www.iaracamaratta.com.br e pelo e.mail cursos.iaracamaratta@gmail.com.