O livro de Imber-Black

 

 

O LIVRO DE IMBER-BLACK

Quando foi lançado o livro “Os segredos na família e na terapia familiar”, pensei que este seria reeditado inúmeras vezes. É daqueles dos quais não se perde uma página. Para surpresa minha… nunca mais!

Imber-Black e seus colaboradores foram muito felizes na seleção dos temas, em seu entendimento e abordagem . Desde então, já se passaram 23 anos, tempo bastante amplo para se vivenciar, estudar e refletir profundamente a respeito do assunto.

O que diferencia e o que aproxima privacidade e segredo? O quanto um e outro podem ser perniciosos ou úteis e saudáveis? Como acolhê-los, como trabalhar com eles?

A mim parece que, em nossos dias, muito se perdeu, no que diz respeito à intimidade, à privacidade. E que, quanto aos segredos, existem aqueles que ficam trancafiados a sete chaves, ao lado de outros, cruelmente devassados; existem aqueles que se devem a ameaças concretas e outros, simplesmente, à imaginação….

Quando alguém procura um médico, um psicólogo, um assistente social, um advogado, certamente conta com o acolhimento, a atenção, a perspicácia, a delicadeza e o respeito necessários, perante algo precioso, vergonhoso ou assustador. Mais do que funcionar como receptáculo, é necessário criar um ambiente favorável a ressignificações e a elaborações. Algo deverá mudar.

Esse é o tema a ser debatido durante o curso intensivo 2018: “A privacidade e o segredo – reflexões de ordem clínica” e um dos capítulos do livro a ser lançado no mesmo evento “Vínculos e Saúde Mental”.

Os valores permanecem os mesmos do ano anterior e ainda há 3 faixas de valores especiais para inscrições prévias, além de descontos para grupos formados por 3 ou 4 pessoas, 5 ou mais, com inscrições simultâneas. São fornecidos certificados.